IGP TEC – TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO INTEGRADO
O programa IGP TEC visa estabelecer diretrizes de aperfeiçoamento da assistência técnica de qualidade, e tem como objetivo promover o desenvolvimento da pecuária leiteira nas pequenas propriedades com a capacitação de produtores e técnicos extensionistas das entidades públicas e privadas através de uma metodologia inovadora de ensino e treinamento baseada em conhecimentos técnicos e científicos atualizados.
A fim de preencher a lacuna entre a pesquisa cientifica e o produtor rural, a IGP Consultoria criou o programa IGP TEC para o desenvolvimento profissional de futuros técnicos especialistas na atividade leiteira. O treinamento irá esclarecer e simplificar com exemplos práticos os conceitos que devem ser aplicados para uma boa condução de um programa de assistência técnica, mostrando e citando exemplos práticos, porém sempre baseados cientificamente e em nossa experiência de campo.
TREINAMENTO IGP - TEC
Este treinamento ira proporcionar ao consultor técnico a possibilidade de detectar problemas e orientar o produtor em uma tomada de decisão mais assertiva. Orientando o produtor em todas as variáveis que afetam a produção do leite, desde ter uma visão mais clara do sistema produtivo e seus gargalos, possibilitando aos envolvidos ter total conhecimento dos aspectos relacionados a uma produção de leite sustentável com rentabilidade favorável.
METODOLOGIA
ESTRATÉGIAS
-
Treinamento dos técnicos, teórico e principalmente prático, de forma que se tornem em sua região multiplicadores do conhecimento.
-
Conformação de Unidades Modelos, em centros de difusão e multiplicação das tecnologias transferidas.
-
Cursos
-
Palestras
-
Dias de campo
UNIDADES MODELO
Em cada localidade é selecionada uma propriedade pelo técnico extensionista que passa a ser chamada Unidade Modelo. Esta unidade deve ter na produção leiteira, sua principal fonte de renda e deve ser de cunho familiar.
TÉCNICO EXTENSIONISTA
O técnico extensionista em treinamento receberá orientações e ferramentas de gestão, para realizar nas propriedades atendidas o seu planejamento, levantar índices econômicos e zootécnicos, possibilitando o controle dos principais aspectos da atividade, essencial para a racionalização das operações e redução dos custos, alcançando o gerenciamento adequado da propriedade leiteira.
PARCERIAS
As organizações municipais (Sindicatos, Cooperativas, Prefeitura e Associações de Produtores) vêm sendo os principais parceiros.
Os técnicos são vinculados aos parceiros locais e treinados por especialistas da IGP.
UNIDADES ASSISTIDAS
São as propriedades rurais atendidas pelo técnico em treinamento.
ESQUEMA ORGANIZACIONAL – QUEM É QUEM?
Exemplo:
-
Prefeitura: Contrata, coordena e gerencia os resultados do Programa.
-
Secretaria municipal de Agricultura: Coordena localmente o Programa, disponibilizando o técnico e organizando os produtores.
-
O técnico em treinamento: É o responsável pela transmissão do conhecimento para os produtores participantes.
-
Coordenador técnico da IGP: É contratado para treinar o técnico local, repassar a metodologia e monitorar o Programa no município, em uma visita mensal.
Com base em nossos resultados utilizaremos a Metodologia do Programa IGP Leite, que tem como pratica as seguintes ações:
-
Organização gerencial das propriedades leiteiras através de ferramentas de coleta sistemática de informações econômicas e zootécnicas,
-
Análise das atividades produtivas do leite,
-
Analises das condições sanitárias do ambiente;
Estas ações têm como foco a melhoria dos processos de produção das propriedades, possibilitando o aumento da renda dos produtores, a garantia de uma produção sustentável e com qualidade, gerando uma maior rentabilidade.